Sintra, Portugal

Vista da Vila de Sintra

Sintra é sede de um dos mais populosos municípios de Portugal. Apesar disso tem mantido o seu estatuto de vila, preservando as características que a tornaram Património Mundial da UNESCO.

A Paisagem Cultural de Sintra foi elevada à categoria de Património Mundial da UNESCO em 1995. Foi a primeira classificação de paisagem cultural a ser atribuída no continente europeu, o que muito orgulha esta histórica vila.

Os interessados pela história e pelo património têm em Sintra inúmeros motivos de interesse. A vila é um dos mais ricos locais portugueses a este nível, destacando-se o Palácio da Pena, o Palácio de Seteais, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, várias igrejas, quintas e muitos outros motivos de interesse. Sintra reúne sem dúvida várias características que a tornam num dos mais agradáveis locais de Portugal para viver.

Palácio da Pena, Sintra

Devido à sua localização privilegiada, a vila de Sintra reúne o melhor de dois mundos a uma curta distância. Os amantes da natureza desfrutam de magnificas paisagens e da envolvência da maravilhosa serra, povoada por espécies de grande beleza e raridade. Sintra fica também situada muito perto da costa e das praias que fazem as delícias dos veraneantes e daqueles que durante todo o ano não dispensam um passeio à beira mar.

Sintra localiza-se a uma curta distância de várias praias de grande qualidade e beleza. Destacamos a praia Grande, a Praia Pequena e a Praia das Maçãs, muito procuradas para a prática de bodyboard e surf. A ligação desta praia à vila pode ser feita num pitoresco elétrico e junto ao areal encontram-se vários restaurantes, cafés e bares, para além de uma piscina de água salgada. Na Praia da Adraga, pessoas com mobilidade reduzida podem usufruir de uma praia acessível com poucos vestígios de intervenção humana. Na Praia Grande do Rodízio, os amantes da geologia podem fazer os percursos pedestres em busca das pegadas de dinossauro e desfrutar das magníficas paisagens. Esta praia é anualmente palco de várias provas internacionais de bodyboard e surf.

Praia Grande, Sintra

Existem ainda outras praias muito próximas de Sintra, como a Praia Pequena, a Praia do Magoito, que tem uma duna fóssil classificada como geomonumento, a Praia da Vigia indicada para os amantes do naturismo pela sua difícil acessibilidade que garante privacidade e discrição e a Praia da Aguda com o seu fantástico miradouro para a belíssima costa. De salientar ainda a Praia da Ursa, considerada pelo guia Michelin como uma das mais bonitas do mundo, a Praia da Samarra, verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, do BTT, da caça submarina e da pesca e as Azenhas do Mar, pitoresca vila construída numa arriba que vai deslumbrar pela sua vista.

Praia da Ursa, Sintra

É também no concelho de Sintra que se situa o ponto mais ocidental da Europa continental, o Cabo da Roca. Este cabo insere-se no Parque Natural Sintra-Cascais e a vista desta arriba de cerca de 150 metros sobre a Serra de Sintra e o litoral ocidental vale por si só uma visita a este que é um dos pontos mais marcantes da costa portuguesa. Também ao nível da oferta de produtos culturais Sintra surge como referência a nível nacional, destacando-se por exemplo o Centro Cultural Olga Cadaval, o Auditório António Silva, a Casa da Cultura de Mira Sintra o Museu de Artes de Sintra, o Museu Anjos Teixeira, o Museu Ferreira de Castro, a Casa Museu Leal da Câmara, o Museu de História Natural de Sintra, o Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, o Museu do Ar, entre muito outros motivos de interesse.

Floresta de Sintra

Sendo a oferta referida já muito abrangente, saliente-se também a proximidade com outros pólos como são Lisboa, Estoril e Cascais com ofertas culturais muito abrangentes e diversificadas. Os jogadores têm também a muito curta distância o glamour dos casinos do Estoril e de Lisboa.

Para além de um local singular ao nível do património e da natureza, Sintra apresenta também outros fatores de grande importância para quem pretenda viver, visitar ou investir. A vasta rede escolar pública de Sintra é complementada pela existência de vários colégios privados onde a aposta no ensino e a exclusividades são fatores a ter em conta, destacando-se escolas trilingues destinadas a estrangeiros residentes em Portugal que facilitam muito a necessária adaptação.

O ensino superior também está presente em Sintra onde a Universidade Católica tem um pólo mas essencialmente deve salientar-se a proximidade com as melhores instituições de ensino superior localizadas em Lisboa, bem como com as melhores escolas militares. A nível comercial Sintra dispõe de uma rede de lojas capaz de satisfazer desde os desejos mais básicos do dia-a-dia até às necessidades mais exclusivas dos clientes mais exigentes. Em Sintra encontram-se desde as melhores lojas das melhores marcas aos melhores restaurantes fazendo da vila um local autossuficiente. Sintra tem também algumas joias da gastronomia e doçaria que são do agrado geral como os travesseiros, as famosas queijadas e o cabrito assado.

Caso as necessidades sejam superiores à oferta, não se deve esquecer a proximidade de Lisboa e das suas lojas mais exclusivas e luxuosas. Sintra marca também pela tranquilidade. Nada melhor que um ambiente tranquilo e sossegado após um dia de trabalho. No que diz respeito à área dos investimentos, saliente-se que o investimento no município de Sintra no âmbito das autorizações de residência para investimento, até outubro de 2014 foi de 11 milhões e 400 mil euros, mais cerca de 8 milhões do que em 2013. Estes números são reveladores das potencialidades do concelho para acolher investimentos, podendo dizer-se que Sintra é um concelho de grandes oportunidades e com um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento.

De resto, Sintra é servida por diversas redes de transportes que colocam a vila a uma curta distância rodoviária e ferroviária dos mais importantes acessos a norte e a sul do país como são a linhas ferroviárias do norte e do sul, as autoestradas para norte, sul e Espanha e, naturalmente, o aeroporto de Lisboa. De referir também a existência da base aérea de Sintra que pode ser utilizada por voos civis desde que autorizados previamente. Em conclusão pode dizer-se que Sintra reúne condições únicas para constituir um ótimo local de residência, um promissor local para investir e um excelente local de lazer cultural ou desportivo. Poucos locais associam uma tranquilidade bucólica a uma palpitante atividade industrial e comercial. Sintra reúne o melhor dos mundos e está à sua espera.