Viver em Oeiras - O que precisa conhecer...

Viver em Oeiras

Oeiras situa-se sensivelmente a meio caminho entre Lisboa e as vilas de Cascais e Sintra. Localiza-se na margem norte do Rio Tejo, onde este se confunde com o mar, numa frente de cerca de 9 quilómetros. Esta localização tem sido agregadora de novas centralidades face aos investimentos realizados e Oeiras destaca-se já por ter uma visibilidade independente da área metropolitana em que se insere. Esta vitalidade traduziu-se na instalação de empresas de destaque a nível nacional, nomeadamente empresas ligadas às tecnologias de ponta e serviços avançados.

Em Oeiras a importância do setor dos serviços é muito superior à média nacional traduzindo-se esta importância na existência de grande oferta comercial, de tecnologias de informação e comunicação, empresas ligadas a atividades financeiras e imobiliárias, e de serviços às empresas.
Também a investigação é uma área consolidada mas ainda em franco desenvolvimento destacando-se o Centro de Transferência de Tecnologia do Instituto de Soldadura e Qualidade, da UMIC ? Agência para a Sociedade do Conhecimento, do Instituto de Biologia Experimental e Tecnologia, do Instituto Gulbenkian de Ciência, do laboratório da Direção Geral de Proteção das Culturas e de vários centros de investigação, nomeadamente do Instituto de Tecnologia Biomédica e do Centro de Biologia do Desenvolvimento, Genética e Desenvolvimento da Tolerância Natural, entre outros.

Para este desenvolvimento muito contribuem as boas acessibilidades aos principais eixos rodoviários e ferroviários do país. Oeiras é servida pela linha ferroviária de Cascais que permite um rápido e cómodo acesso quer a Lisboa quer à zona ocidental. Esta ligação ferroviária com Lisboa permite também a ligação rápida à restante rede nacional e internacional. A rede viária é também muito acessível, dispondo de autoestradas com ligações aos maiores eixos nacionais, nomeadamente para o norte e sul do país e para Espanha. A proximidade o aeroporto internacional de Lisboa é também importante uma vez que coloca uma porta para todo o mundo a poucos minutos do centro de Oeiras. Oeiras é um oásis de modernidade e futuro a um passo de todo o mundo.

Esta realidade de conjugação de excelentes acessibilidades com um forte investimento no desenvolvimento de serviços e empresas reverteu os movimentos pendulares tradicionais e, neste momento, Oeiras não é um ?dormitório? mas sim um local que recebe mão-de-obra de fora do concelho, prova de uma vila pujante e com o futuro cheio de oportunidades. Oeiras é uma vila jovem e que tem registado crescimento populacional com taxas de natalidade superiores à média nacional e taxas de mortalidade inferiores à média nacional, sem descurar a qualidade de vida das famílias.

Como se não fossem bastantes os magníficos indicadores sociais de Oeiras, o clima também é de eleição. Oeiras fica na transição entre o rio e o mar, numa localização abrigada dos ventos frios e da forte ondulação de norte. Desta forma o clima é ameno durante todo o ano, com uma temperatura média anual de 16º, invernos pouco rigorosos e verões frescos. Desta forma, as praias voltadas a sul são abrigadas e ótimas para quem gosta da calma do mar e dos ventos. Na zona mais próxima de Oeiras é possível desfrutar de várias praias, nomeadamente a praia da Torre, a praia de Santo Amaro de Oeiras, a praia de Paço de Arcos e a praia de Caxias. Trata-se de praias urbanas, muito bem dotadas de restaurantes e esplanadas, vigiadas durante a época balnear e com níveis de limpeza muito elevados que têm sido intervencionadas com aumento dos areais. No caso da praia da Torre e da praia de Paço de Arcos, existe ao dispor dos utentes uma infraestrutura de rede de internet sem fio.

Os mais afoitos têm ao seu dispor as praias da costa ocidental dos concelhos de Sintra e Cascais, propicias à prática de desportos radicais como o surf, bodyboard, SUP, kitesurf, windsurf, vela, e outros desportos nauticos. Entre estas praias encontram-se algumas em estado próximo do selvagem e que farão as delícias dos amantes da natureza. Os amantes da natureza têm também ao seu dispor as belezas naturais do Parque Natural Sintra-Cascais, onde podem realizar percursos pedestres e outras atividades ligadas ao ar-livre.

Para os mais urbanos, Oeiras dispõe de um passeio marítimo com cerca de 4 quilómetros de extensão, junto ao mar, convidativo a um passeio a pé, de bicicleta, a uma corrida ou apenas à leitura de um livro. Oeiras dispõe também de vários parques e zonas de lazer de grande qualidade, destacando-se o já referido passeio marítimo, o complexo do Jamor, onde se podem praticar diversas modalidades, nomeadamente natação, cross, golfe, futebol, atletismo, ténis e canoagem, a piscina oceânica, o porto de recreio de Oeiras, para além de várias zonas ajardinadas um pouco por toda a vila.
A qualidade de vida de Oeiras também passa por uma oferta cultural de grande diversidade e qualidade, seja nos museus e lugares históricos visitáveis, seja na oferta de espetáculos, destacando-se a Fábrica da Pólvora de Barcarena, o Centro de Arte ? Coleção Manuel Brito, o Centro Cultural Palácio do Egipto, a Exposição Monográfica do Povoado Pré-Histórico de Liceia, a Exposição de Arqueologia do Concelho de Oeiras, o Aquário Vasco da Gama, o Lagar de Azeite, o Clube Português de Automóveis Antigos, entre outros.

Naturalmente que não é possível falar na área do turismo e do lazer sem falar no Casino do Estoril, que se localiza a dois passos de Oeiras e proporciona um programa cultural de grande qualidade, para além das emoções do jogo. Toda esta tranquilidade e qualidade de vida estão a uma curta distância de Lisboa, dos centros de decisão e a um mundo de oportunidades a acrescer às que Oeiras oferece.

Oeiras também é uma terra de eleição para os jovens estudantes, distinguindo-se pela oferta de qualidade do pré-escolar ao ensino superior, seja na rede pública seja na oferta privada. De salientar também a rede de bibliotecas que permite bons momentos de estudo, investigação ou lazer. De salientar a vanguarda tecnológica de Oeiras que pode possibilitar grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho em empresas de topo a nível nacional. A oferta comercial, como já referido, é de grande qualidade e diversidade, capaz de satisfazer os desejos mais exigentes. Contudo, a proximidade a Lisboa permite o acesso às mais exclusivas lojas e serviços. Oeiras junta tranquilidade e qualidade de vida ao sucesso da educação e do investimento na área social, para além da pujança empresarial e do sucesso ao nível tecnológico e da investigação. Um local de oportunidades a descobrir.