Lumiar, Lisboa - O que precisa conhecer...

Lumiar, Lisboa

A freguesia do Lumiar é atualmente uma das zonas mais populosas de Lisboa e um dos locais onde está a desenvolver-se uma verdadeira melhoria urbana, a denominada Alta de Lisboa, potenciadora de uma nova centralidade da cidade. O Lumiar dispõe de grandes acessibilidades e uma localização privilegiada na confluência de vários acessos fundamentais da cidade de Lisboa. A sua criação remonta ao século XIII por consequência de um aumento populacional significativo nesta área. A designação de "Paço do Lumiar" teve origem no tempo do reinado de D. Afonso IV e foi atribuída a uma casa e quinta herdadas por D. Afonso Sanches, herança do Conde de Barcelos. Atualmente, o Paço do Lumiar representa o centro histórico da freguesia.

O Lumiar localiza-se no prolongamento para norte do Campo Grande, no seguimento do eixo Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, Saldanha, Avenida da República, Campo Grande, ou seja, nas grandes avenidas novas que prolongaram Lisboa para norte. Esta localização indica desde logo um acesso direto e rápido ao centro da cidade e uma proximidade aos principais eixos nacionais no que diz respeito às acessibilidades rodoviárias. As principais autoestradas estão a menos de um passo, seja para norte, seja para sul ou seja para oriente em direção a Espanha. Ao nível dos transportes ferroviários, a estação de referência será a de Entrecampos, onde se cruzam diariamente várias centenas de comboios, desde a alta velocidade que liga Portugal de norte a sul, às ligações regionais, inter-regionais, urbanas e suburbanas. De resto, o Lumiar também é servido por muitas carreiras de autocarros urbanos e pelo metropolitano que o colocam perto de todo o território Lisboeta. O aeroporto fica muito próximo e facilmente acessível a viajantes frequentes, sejam eles movidos por negócios ou por qualquer outro motivo. O Lumiar é muito mais do que um espaço habitacional, com mais ofertas e infraestruturas que complementam uma zona residencial.

Na zona do Lumiar existem várias ofertas culturais, destacando-se várias associações teatrais, cinemas, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje, Biblioteca Municipal, entre outros. No Museu Nacional do Teatro, antigo Palácio do Monteiro-Mor, são exibidas várias coleções de trajes e adereços teatrais, peças manuscritas, discos e muitos outros objetos, sendo os mais antigos datados do século XVIII. A Biblioteca Orlando Ribeiro situada próximo à estação de Metro, sita no fim da Estrada de Telheiras ao lado direito, é uma opção válida para os estudantes e leitores assíduos, pois disponibiliza o acesso a materiais e aparelhos informáticos assim como o aluguer de documentos literários. As bibliotecas e locais de estudo disponíveis na freguesia complementam a brilhante representação de instituições de ensino públicas e privadas aqui presentes. A grande oferta de instituições de ensino superior, nomeadamente a Escola Nacional de Saúde Pública e o Instituto Superior de Educação e Ciências fazem do Lumiar uma freguesia ideal para os estudantes. Além desta oferta, saliente-se a proximidade da cidade universitária, onde a oferta se traduz em inúmeras opções nas mais variadas áreas de formação. A nível de graus de formação inferiores, destacam-se vários colégios de grande qualidade, muitos deles de renome e marcantes para várias personalidades de destaque da história portuguesa, nomeadamente a Escola Alemã de Lisboa, o Colégio São João de Brito, o Colégio de Santa Doroteia, o Colégio Planalto, o Colégio Manuel Bernardes, entre outros. A rede pública de escolas também é bastante alargada e responde cabalmente às necessidades da população.

Tratando-se de Lisboa, a segurança é a palavra de ordem. A capital portuguesa é, em igualdade com a capital da Finlândia, a mais segura capital europeia, onde a criminalidade violenta é quase inexistente, prova de que Portugal ainda é um país hospitaleiro e de brandos costumes. A tradição universalista de Portugal faz com que os estrangeiros sejam bem recebidos. Lisboa é uma capital cosmopolita onde várias nacionalidades se cruzam numa miscelânea saudável que teve a sua origem no séc. XVI com a gesta dos Descobrimentos.

O Lumiar é entrecortado por várias zonas de lazer e recreio. A título de exemplo refira-se o Parque do Monteiro-mor, a Quinta dos Lilazes e a Quinta das Conchas. A pensar nos praticantes de Golfe, com o objetivo de fazer deste desporto de origem escocesa uma forma de relaxamento e divertimento para toda a família, o Clube de Golfe Paço do Lumiar possui uma área reservada à sua prática. O Clube disponibiliza salas, balneários e jardim com uma zona específica para o treino de Golfe. Esta é uma das instituições que coloca a prioridade da freguesia de desenvolver o espírito de convívio familiar e as relações de forte convívio e amizade entre os seus habitantes num patamar de elevada importância. O Lumiar representa um local aliciante e divertido para os miúdos e graúdos onde o convívio, o descanso e os momentos de cumplicidade encontram o cenário perfeito. O Ténis também está presente no Clube de Ténis do Paço do Lumiar, um Clube que acompanha e dá apoio a jovens em treino para competição centrado nos jogadores de maior potencial focando os jogadores mais jovens do Clube. Todas estas áreas disponíveis permitem momentos de relaxamento e de grande proximidade com a natureza, ideais para um fim-de-semana ou para o final de um dia de trabalho.

A nível do comércio, mais uma vez o Lumiar beneficia de excelentes acessibilidades que colocam as maiores superfícies comerciais do país a uma curta distância, ainda que na zona exista oferta capaz de suprir todas as necessidades do dia-a-dia. No Mercado Municipal estão disponíveis aromas de fruta fresca de entre uma variedade de produtos hortícolas, peixes e carnes frescos que fazem deste um local completo para completar a lista de compras com produtos locais de grande qualidade. Também a zona comercial de luxo da Avenida da Liberdade se encontra a uma curta distância do Lumiar, à semelhança da zona histórica de Lisboa, o Castelo, o Chiado, o Rossio e o Tejo.

A gastronomia disponível no local faz jus à mistura de culturas existente na cidade de Lisboa podendo assim encontrar locais de qualidade onde são servidos pratos italianos, aqui as ?pizzas? e as massas adquirem outros aromas e sabores; pratos típicos da gastronomia chinesa e japonesa, já com um toque notável do ocidente mas sem que os sabores e a qualidade dos cozinhados sejam diminuídos; pratos típicos da cozinha brasileira e contemporânea; onde o feijão preto e a farofa ganham protagonismo; entre outras saborosas alternativas. O Lumiar não deixa de parte os apreciadores de um bom hambúrguer e também disponibiliza agradáveis espaços de lanche e convívio onde os mais jovens podem degustar este e outros pitéus em clima de convívio e boa disposição. De entre as opções de locais propícios ao convívio estão ainda cafés, bares e esplanadas. Alguns estabelecimentos são versáteis e adaptam-se ao ambiente noturno e diurno, sendo possível descansar após o almoço bebendo um aromático café e, ao final do dia, revelam-se marcantes no início de noite criando um ambiente envolvente e mítico.

O Lumiar tem como principal atrativo a sua localização e a sua proximidade com tudo o que é essencial para viver com qualidade, desde os transportes, as escolas, as universidades, os cinemas, os museus, os teatros, entre muitas outras vantagens. Tratando-se de uma zona relativamente modernizada e com grande capacidade habitacional, foi pensada para proporcionar a qualidade de vida necessária para satisfazer as necessidades e ambições de quem projeta o seu novo lar numa cidade como Lisboa. Esta freguesia, o Lumiar, representa uma aposta bem-sucedida no que trata a proporcionar bem-estar e conforto aos seus residentes. Este é um local onde todo o turista ambiciona tornar-se residente permanente devido às suas especificidades que o tornam um local agradável para viver e com grande potencial para o desenvolvimento de negócios devido ao seu crescimento populacional e económico.