Lisboa litoral - breve introdução...

Lisboa litoral - breve introdução

Lisboa é uma cidade que dispensa apresentações. É o centro da maior zona urbana do país e uma cidade repleta de motivos de interesse e oportunidades. É por excelência uma cidade cosmopolita ou não tivesse sido a partir de Lisboa que se lançou a descoberta de novos mundos. Esta mítica epopeia haveria de transformar Lisboa na primeira cidade global do mundo. Essa herança ainda se respira por toda a cidade e os inúmeros visitantes que percorrem Lisboa transportam-nos, de certa forma, para o bulício do tempo dos descobrimentos, para uma cidade fervilhante e hospitaleira, de grandes tradições, renovada nas suas infraestruturas. Lisboa é uma das mais visitadas cidades do mundo.

A capital portuguesa é também um centro de comércio muito importante onde se encontram as sedes de grandes empresas nacionais e internacionais, onde se encontra o maior porto de contentores do sul da Europa e um aeroporto que liga África e a América do Sul à Europa. Prova de que Lisboa é uma terra de oportunidades é o facto de o PIB da região ser superior ao da média da União Europeia em quase 5%. Lisboa é também considerada a capital do mundo lusófono, representando isso uma janela aberta para uma comunidade de cerca de 250 milhões de pessoas. Lisboa reúne uma oferta diversificada de grande qualidade no que diz respeito à educação, sendo sede de algumas das mais cotadas universidades da Europa, de colégios de excelência e inúmeras oportunidades de inclusão no mercado de trabalho em empresas de topo para os jovens que terminam a sua formação.

Lisboa sempre teve uma tremenda ligação ao rio Tejo e foi junto a este que se desenvolveram alguns dos mais importantes bairros da cidade, como são os casos de Alcântara, Belém e o Restelo. Os três bairros referidos completam a zona ribeirinha de Lisboa, até ao vizinho concelho de Oeiras. Desde logo Alcântara é uma zona muito próxima do centro e constitui um eixo essencial das acessibilidades do centro de Lisboa. Alcântara reúne as vantagens de uma zona ribeirinha, com os seus encantos próprios com a proximidade do resto da cidade. Os bairros de Belém e do Restelo impressionam pela tranquilidade e bons acessos ao resto da cidade. As largas avenidas das encostas do Restelo, abertas em direção ao Tejo, proporcionam vistas e ambientes fantásticos de uma tranquilidade impar. Em Belém, a envolvência da história é indisfarçável, rodeada de espaços verdes, parques e jardins.

É nesta Lisboa que se pode desfrutar das mais maravilhosas vistas, do mais impressionante património e da maior tranquilidade que uma grande cidade pode oferecer? sempre a dois passos de tudo o resto que é importante.