Avenida da Liberdade, Lisboa - Portugal

A Avenida da Liberdade é uma das principais ruas da cidade de Lisboa. É um arruamento que se destaca pelas suas dimensões, nomeadamente a largura, pouco vulgares numa cidade como a de Lisboa, principalmente na parte mais histórica. A Avenida tem cerca de 90 metros de largura, muito à semelhança das grandes avenidas das principais capitais europeias. Grande parte desta largura é ocupada por largos passeios com calçada portuguesa e zonas de jardim, que a transformam num local muito aprazível. O Jardim da Avenida da Liberdade é um local verdejante onde os habitantes e visitantes convivem e passeiam tranquilamente. Um jardim agradável e espaçoso onde podem ser realizadas diversas atividades de lazer e divertimento como ler um bom livro, respirar o ar puro, jogar com os mais pequenos ou desfrutar das esplanadas presentes neste local. É possível esquecer a cidade e relaxar sem que para isso seja necessário abdicar das várias vantagens de viver no coração da cidade de Lisboa.

Obelisco da Praça dos Restauradores, na Avenida da Liberdade
Obelisco da Praça dos Restauradores, na Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade tem início, no seu sentido ascendente, na Praça dos Restauradores, onde se encontra o famoso obelisco que celebra a restauração da independência, em 1640, após o domínio espanhol. O seu final é na Praça do Marquês de Pombal, onde se celebra uma das mais importantes figuras da História de Portugal, precisamente o homem que, após 1755, lançou as bases que transformariam Lisboa na fantástica cidade que é hoje.

Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade
Praça do Marquês de Pombal no final da Avenida da Liberdade
Avenidas largas projetadas por Marquês de Pombal
Avenidas largas projetadas por Marquês de Pombal

A criação da Avenida da Liberdade marcou o início da expansão da cidade para norte e, talvez graças à sua configuração a fazer lembrar os ‘boulevards’ de Paris e as grandes avenidas das capitais europeias, atraiu desde cedo as famílias das classes mais abastadas que aí fixaram as suas residências. Ainda hoje a Avenida da Liberdade é símbolo de estatuto social e de alguma abastança. É, por isso, um bom local para fixar residência, onde a sua carreira e a sua vida pessoal podem caminhar de mãos dadas com o sucesso que tanto ambiciona, devido aos recursos e inúmeras oportunidades que podem ser encontradas nesta Avenida e nas suas proximidades.

Também a oferta hoteleira para os visitantes é das mais exclusivas, localizando-se nesta área alguns dos melhores hotéis da capital. Para que se tenha um ponto de referência que diz muito sobre a exclusividade da Avenida da Liberdade, diga-se que ela é considerada a 35.ª mais cara avenida do mundo. O Hotel Tivoli e o Hotel Fontecruz são locais exclusivos e sofisticados com inúmeras soluções e ofertas para quem se aloja na cidade para reuniões de negócios. São dois locais de eleição para encontros importantes devido ao seu ambiente requintado e por se encontrarem na Avenida da Liberdade, onde as ofertas de lazer e bem-estar fazem com que os negócios aconteçam em paralelo.

Próximo à Avenida da Liberdade situa-se também o conceituado Restaurante Oliver Guilty. Um local de sensações e experiências onde a simplicidade está presente. A sua versatilidade permite-nos degustar um delicioso manjar e, no mesmo local, desfrutar de música e dança ao ritmo de DJ’s convidados. Um local gastronómico dotado de uma grande capacidade de transformação onde os hambúrgueres, pizzas e as famosas pastas são muito procuradas pela sua especialidade e bom gosto.

O Hard Rock Café, situado na Avenida, no antigo edifício do Cinema Condes, é o local ideal para se deleitar com uma refeição saborosa num local com bom ambiente e boa comida. Os sabores simples e pratos habituais ganham outro sabor e permitem-nos saborear deliciosos paladares num estabelecimento muito bem localizado. Como parte dos vários elementos de decoração ligados à música estão alguns objetos pertencentes a artistas portugueses como o Rui Veloso, Moonspell e Xutos e Pontapés. A guitarra dos Rolling Stones e as calças de Elvis Presley são, entre outras, algumas peças em exposição de artistas estrangeiros.

A Avenida da Liberdade, devido à sua popularidade e pela riqueza que apresenta, representa o local de eleição para criação e estabelecimento de um local de trabalho, não só pela presença de diversas marcas luxuosas de moda e relojoaria e várias lojas de malas e acessórios de moda, como também de diversos espaços de hotelaria e restauração. A diversidade de espaços comerciais e negócios situados no centro da capital de Portugal torna a Avenida num local onde a procura de emprego é bem-sucedida. Na cidade de Lisboa são já conhecidos diversos escritórios e locais de trabalho partilhados. Uma das iniciativas mais inovadoras dentro deste conceito é o projeto Liberdade 229. Este projeto baseia-se no sistema de trabalho americano ‘co-work’ que consiste na partilha de espaço e ferramentas de escritório entre vários profissionais que podem ser de áreas comuns ou distintas. Este sistema de trabalho focaliza a importância da sociedade e da partilha de informações e conhecimentos entre vários profissionais que resulta num trabalho mais consolidado e num resultado final satisfatório de qualidade acrescida. Além de todas as vantagens, este sistema ainda representa uma mais-valia na divulgação das suas funções e na publicidade da sua atividade uma vez que os próprios profissionais presentes no local acabam por partilhar contactos de trabalho e também eles precisam de outros serviços a fim de complementar a sua atividade. Um espaço de partilha, convívio e trabalho que permite um bom ambiente profissional onde é possível relaxar e conviver com todas as condições que um negócio necessita para ser bem-sucedido.

lojas de Luxo na Avenida da Liberdade em Lisboa

Nos nossos dias, a Avenida da Liberdade deixou de ser apenas uma zona residencial para ser também um importante centro de negócios, onde algumas das maiores empresas nacionais e internacionais têm os seus escritórios. É ainda uma das mais exclusivas zonas de comércio da Europa, onde se encontram as marcas de maior prestígio e qualidade. Algumas marcas de prestígio como Carolina Herrera, Louis Vuitton, Emporio Armani e Prada são comercializadas na Avenida da Liberdade e são muito procuradas por clientes de excelência. Podem ser ainda visitadas as Boutiques dos Relógios, a Montblanc e a Torres, que representam lojas de comércio bastante procuradas pela clientela mais exigente.

A localização da Avenida da Liberdade é das mais privilegiadas de Lisboa uma vez que se encontra próxima dos mais variados locais, nomeadamente restaurantes, cinemas, teatros. Em pouco mais de um quilómetro de extensão existem três estações de metropolitano e inúmeras linhas de autocarros que cruzam a avenida, colocando-a a poucos minutos de qualquer ponto da cidade e dos principais acessos rodoviários e ferroviários para o exterior, para além do aeroporto internacional de Lisboa.

Também várias instituições de ensino superior estão próximas da Avenida da Liberdade, nomeadamente a Universidade Nova de Lisboa (New School of Business and Economics), a Faculdade de Direito e o ISEGI, entre outros. Também no que diz respeito a níveis de estudo mais baixos, encontram-se na Avenida vários colégios e externatos onde o ensino é elevado a um patamar de excelência, com maior ou menor exclusividade mas sempre com grande qualidade.

Outro ponto fundamental para quem se procura fixar num outro local é a questão da segurança. A Avenida da Liberdade será talvez dos locais mais seguros de toda a capital, sendo que a própria cidade é muito segura, não existindo qualquer tipo de situação que fuja à normalidade de uma grande cidade.

Vista da Avenida da Liberdade desde Parque Eduardo VII
Vista da Avenida da Liberdade desde Parque Eduardo VII

Viver na Avenida da Liberdade é viver num local carregado de história, numa das zonas mais exclusivas da Europa, onde se sente o pulsar de um mundo de negócios e de um comércio exuberantes e de qualidade superior. A Avenida da Liberdade é um lugar cosmopolita pontuado também pelos melhores restaurantes e cafés de Lisboa, que proporcionam uma qualidade de vida em tudo superior.